quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Saramago é Touro!





Concluindo e tendo por base o grande autor da epopeia escrita em XII cantos, com rigor nas dez sílabas métricas por verso, que narra os feitos heróicos do povo romano, uma obra que marcou a Literatura Clássica divulgada no tempo do Romantismo, por volta do sec. XVII, mais concretamente em 2010, podemos afirmar, com um intervalo de confiança de 99%:

"O quadrado da hipotnusa é igual à soma dos quadrados dos catetos" (José Saramago et al)

O Rhiakath d'Angoulême está na Bélgica, a mãe do CAPS está em Resende e a do Valter está a dormir. Como podemos constatar pelas respectivas posições geográfias, diferentes pessoas podem estar em diferentes sítios ao mesmo tempo.
Porquê que todas as teorias e estudos, suposições ou sonhos se colocam em torno da omnipresença, deixando para um plano oculto e esquecido a probabilidade de diferentes pessoas poderem fazer coisas diferentes?


Mas este assunto não tem futuro, vamos ao que interessa...

Estávamos há uns dias no café a ler o Jornal de Notícias quando nos deparámos com uma secção cujo ridículo poderia competir com a já tão mediatizada secção "Viperina" da Nova Gente.
E dizem vocês: "No JN? Pior que a Viperina?"
E nós: "Ya..."

Referimo-nos ao Horóscopo! (com este tom de voz) O Horóóóscopo!

O Horóscopo é um instrumento de sopro, criado há coisa de uns anos, para fazer música, mas que não deu resultado. Como tal, os criadores do Horóscopo quiseram dar uso ao nome e, no alto da sua criatividade, meteram na cabeça que eram capazes de prever os aspectos mais importantes da vida das pessoas, bem como o seu carácter, segundo a sua data de nascimento, que corresponderia a uma determinada posição de certos astros.
E dizem vocês: "Isso é estúpido. Não tem validade nenhuma."
E nós: "Ya..."

Efectivamente, não haja alminha burrinha o suficiente para achar que a cara-metade lhe vai dar presentes, flores só porque num determinado dia (em que essa pessoa nasceu), Éris se cruzava com Neptuno, no preciso momento em que Marte dava um encontrão ao Sol.

Agora, o engraçado da coisa é que todos vocês estão a pensar: "Claro. O Horóscopo é... é... é... opa é estúpido. Eu jamais daria importância ao que o Horóscopo diz."
E nós: "Ya..."

O problema é que todos nós, no alto da nossa prepotência, enxovalhamos, desvalorizamos/ridicularizamos e ridicularizamos/desvalorizamos (desentendimento relativo à ordem das palavras por parte dos autores) o Horóscopo.
Mas ao mesmo tempo não existe, também, uma única alminha que ao ver o cabeçalho de um qualquer jornal ou revista a dizer "Horóscopo" resista a dar uma olhada.

E agora dizemos nós: "Então é... é... estúpido?"
E dizem vocês: "Ya..."

Mas lêem! E o pior é que saem da cagadeira, da mesa de café ou de onde quer que seja com o coração iluminado à espera que a merda das flores apareçam caídas do céu só porque o diziam no Horóscopo, mesmo que sejam solteiros e que ninguém vos pegue.

Adora das duas uma: ou lêem o Jornal todo com os mesmos olhos e continuam a acreditar que o Passos Coelho nos vai tirar da crise a subir os impostos, ou por amor de Deus... (com aquele tom de voz)... Também não queiram que Marte à frente de Júpiter traga chocolates para o Natal.


E porque uma guitarra não se toca sozinha, isto da vida são dois dias e amanhã a gente trabalha! Sim, a gente.

Feliz Natal!
Merry Christmas!
¡Feliz Navidad!
Joyeux Noël!
Frohe Weihnachten!
Καλά Χριστούγεννα! (será que existe em grego o ponto de exclamação?)
عيد ميلاد مجيد(nem têm natal nem nada mas pronto...)
메리 크리스마스
С Рождеством

e por aí fora...


Olá a todos, boa noite!


CAPS & Valter PB

Sem comentários: